SITE DE POESIA E PROSA DO ESCRITOR
Digite aqui o assunto que deseja procurar dentro do Site e aperte a tecla "Enter" ou clique no botão "Pesquisar".
Escrevendo Belas Artes!
Conheçam a arte escrita de Jair F. da Silva Jr., membro da Academia de Letras do Brasil - ALB.
Perfil
UM BREVE ENSAIO AUTOBIOGRÁFICO (a quem possa interessar ou a quem tiver paciência para ler)
 
Escrever uma autobiografia é algo bastante difícil, pois como evitar ser arrogante ou presunçoso ao falar de si mesmo? Parabenizo a quem consegue evitar isso! Normalmente, mesmo que a pessoa não tenha muito a dizer sobre sua vida, sempre terá muito a dizer sobre suas infinitas qualidades e bondade, afinal, quem se considera uma pessoa má? Por isso insisto: é algo bastante difícil escrever uma autobiografia!
 
Eu poderia falar de minhas realizações e grandes feitos na vida, mas meus maiores feitos foram me sacrificar e dedicar a uma família que nem existe mais – estou separado e desta relação de doze anos restou-me apenas um maravilhoso filho de quatro anos e meio! Poderia dizer que fiz três anos de Odontologia e que tive que parar por problemas financeiros, mas para que isso? Afinal, já faz tanto tempo – não vale a pena falar de um sonho não realizado no ano de 1998! Também poderia dizer que fiz dois anos e meio de Ciências Contábeis e que – mais uma vez – tive que parar por problemas financeiros, mas para que? Nem me identifiquei com o curso do qual me libertei por força do destino no ano de 2005! Ou quem sabe, poderia dizer que atualmente curso Gestão de Recursos Humanos, mas – insisto – para que, se sua conclusão é almejada, porém incerta considerando minhas experiências anteriores?! Posso dizer, então, qual é minha profissão: Técnico em Informática; mas nem exerço mais a profissão – que para mim nunca foi um trabalho, mas sim uma diversão! Mas não sou aposentado e tampouco desocupado, então pelo menos direi que sou servidor publico efetivo na Sede Administrativa da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT! Vivo na cidade de Cáceres – meu cárcere literário – no Estado de Mato Grosso, conhecida como “Princesinha do Rio Paraguai” – mas até agora não vi a coroa ou o castelo, só as masmorras! Ao caprichoso Destino não bastou condenar-me ao exílio que cruelmente me manteve distante das terras onde se respira arte; quis ele – para seu deleite – encarcerar-me e agrilhoar-me!
 
O que posso dizer que tenha alguma relevância artística? Pouco! Nasci em 11 de junho de 1977, na cidade de Maringá, no Estado do Paraná. Filho de uma Pedagoga e de um Terapeuta, desde cedo desenvolvi grande interesse pela leitura – assim que aprendi a ler. Aos sete anos divertia-me lendo livros de ciências e de ocultismo – estes últimos em segredo. Na adolescência, passavas as tardes na biblioteca municipal lendo (geralmente enciclopédias e poemas épicos), ou então cuidando de minha irmã caçula – sempre fui apegado à família! Apesar de não ter formação alguma ou mesmo algum curso, sempre fui amante do conhecimento e das artes em suas variadas formas – não sou profundo conhecedor, apenas gosto! Sempre fui um ávido leitor (ainda que atualmente não tenha tido muito tempo para leitura), pesquisador independente e autodidata!  Embora tenha talento para a Música e para a Pintura, nunca desenvolvi estas habilidades em um nível satisfatório para mim, o que não me impede de me aventurar nessas formas artísticas! Quanto à forma de arte conhecida como Poesia, apenas a sinto e inevitavelmente a expresso de forma escrita, seja na forma de Poemas ou na forma de Prosas Poéticas! Não conheço regras, estilos ou formas, nem mesmo sou um profundo conhecedor da Língua Portuguesa; apenas escrevo de forma livre, pois ainda que meu corpo se encontre encarcerado e em desterro literário, meus pensamentos e sentimentos são livres e voam como uma pluma a navegar pelos Ventos Alísios – minha alma será livre enquanto não for lançada ao Tártaro ou aos Campos Elíseos!
 
Quando perguntamos a uma pessoa quem ela é, normalmente ela responde dizendo qual é sua profissão, sua ocupação ou a sua titulação, como se as aparências e as atividades – elementos tão superficiais – definissem quem ela é! Nunca fala do Ser, ou seja, se perde na superficialidade e mecanicidade da vida e se esquece de si mesma, de quem realmente ela é! É justamente nesta confusão que o Ser Humano perde seus valores, sua verdadeira essência; é onde ele fatalmente se perde! Quem ele realmente é está constituído pelo triunvirato alma-mente-coração, cujos desideratos ditam a forma com a qual impera sobre a vida! A respeito disso, ou seja, a respeito de sua verdadeira essência, ninguém pensa ou ousa falar, seja por ignorância ou por impossibilidade de expressar com palavras! O Poeta tem a vantagem de conseguir expressar em palavras sua essência, seu Ser, quem realmente ele é – perscrutamos sua cabeça, seu peito e sua alma! Quando lemos um Poema ou uma Prosa Poética, lemos o Poeta, lemos sua alma – entramos em sua cabeça e sentimos com o seu coração! Assim sendo, caros amigos, faço-lhes uma pergunta: querem me conhecer de verdade? Então, por favor, esqueçam minha biografia e leiam o que escrevo, pois escrevo com a alma e com o coração! Se me lerem, estarão lendo minha alma singela, meu coração por vezes confuso e intenso, e minha mente por vezes complicada, complexa!

Minha alma coloco diante de vós como um livro aberto – um livro antigo, velho – escrito com a ferruginosa tinta que brota do coração e com as etéreas palavras que perfumam a mente – inspiradas pela alma, mas revestidas com conhecimento! Folheai com respeito, pois nas páginas do meu Livro da Vida, lereis uma alma que exultante se desnudou para vosso deleite!
 

Cáceres-MT, 11 de janeiro de 2013.
 
Jair. F. da Silva Jr.

 OBRA 

 BLOG 

 

Voltar ao início

 

MURAL DE AVISOS:
 

- Para lerem meus NOVOS POEMAS PUBLICADOS ("Noites de Sônia", "O Preço de Um Poema" e "Dolores Novi Dominatrix Mundi"), cliquem aquiaqui e aqui

- Acessem meu Blog e saibam mais sobre minha posse como Imortal da Academia de Letras do Brasil - ALB.


 

FERRAMENTAS DE PESQUISA:

Abaixo disponibilizo caixas de pesquisa que podem ser úteis. Não se preocupem com qualquer mensagem de "formulário não seguro" ou "conexão não segura" que surgir, pois nessas caixas não serão inseridos dados importantes, nem dados pessoais ou sigilosos.

 

Dicionário online:


Para pesquisar sobre assuntos gerais e mitológicos:


teste


Para pesquisar sobre mitologia:

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Digite aqui o assunto que deseja procurar dentro do Site e aperte a tecla "Enter" ou clique no botão "Pesquisar": Copyright © 2013. Todos os direitos reservados sobre todo o conteúdo do site. É proibida a cópia, reprodução, distribuição, exibição, criação de obras derivadas e uso comercial sem a minha prévia permissão.
 OBRA         BLOG