SITE DE POESIA E PROSA DO ESCRITOR
Digite aqui o assunto que deseja procurar dentro do Site e aperte a tecla "Enter" ou clique no botão "Pesquisar".
Escrevendo Belas Artes!
Conheçam a arte escrita de Jair F. da Silva Jr., membro da Academia de Letras do Brasil - ALB.
Textos
INVOCAÇÃO DE PÓLEN E FAVOS DE MEL

Veneranda Deborah, melifica deusa-rainha de dourada cútis e abundante cabeleira, a quem Deméter incumbiu de espalhar a fertilidade por sobre todo o voluptuoso dorso da Terra, quando este, em esplêndida celebração sazonal, encontra-se envolto em seu belo manto de pétalas, dando-nos toda sorte de frutos e cereais; dai-me nosso doce rebento, fruto do vosso ventre, que com sacrifício concebestes, para que em torno dele edifique um templo em sua honra e seja seu guardião! Este tenro fruto, que exala o doce frescor de sua pureza perfumando toda a terra e comove com seu doce canto a mortais e imortais, será consagrado à Deméter, diva excelsa, filha de Cronos e Réia, deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações; deusa dos cereais, do trigo e do milho; zelosa mãe, que com amor nos entregou a sagrada arte do cultivo da terra; para que o infante seja amante da terra e pertença à pulcrícoma deusa, recebendo sua terna proteção! Este, que dentre os mortais é vosso mais fiel devoto, humildemente vos dirige esta súplica para que todos na perfumada Elêusis, em Paros, cercada pelas ondas, e em Antron rochosa, lembrem o nome do recém-nascido semideus através dos séculos!
 
Para que seu nome ressoe nos pórticos dos templos e nas grutas mais profundas...
 
Seu nome, portanto, será Demétrio, a quem os povos do Oriente conhecerão apenas por... Dimitri!
 

14/07/2008
  
 
Nota sobre a foto: imagem da internet sem identificação de autoria. Busco exaustivamente a autoria de cada imagem, mas nem sempre a encontro. Há uma assinatura na imagem, mas ilegível. Caso alguém conheça sua autoria, por favor, me informe para que eu possa identificar a imagem e dar o merecido crédito ao artista!

OBS.: Escrevi essa Prosa Poética em comemoração ao nascimento do meu filho Dimitri e em homenagem a minha – até então – esposa. Quatro anos depois a adaptei e publiquei no Facebook. Já não faço mais parte deste “culto”, desta “Religião de Mistérios”, pois descobri que tudo não passava de um mito, como os deuses míticos do passado. Todavia, ainda venero meu filho, único resquício dessa religião que permanece vivo dentro de mim e merece a minha total devoção!


Visitem meu Site do Escritor: http://www.escrevendobelasartes.com/
Jair F da Silva Jr
Enviado por Jair F da Silva Jr em 11/03/2013
Alterado em 10/08/2014
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
 OBRA    BLOG 
 
Voltar ao início
 
MURAL DE AVISOS:
 
- Para lerem meus NOVOS POEMAS PUBLICADOS ("Noites de Sônia", "O Preço de Um Poema" e "Dolores Novi Dominatrix Mundi"), cliquem aquiaqui e aqui

- Acessem meu Blog e saibam mais sobre minha posse como Imortal da Academia de Letras do Brasil - ALB.

 
Dicionário online:


Para pesquisar sobre assuntos gerais e mitológicos:
 

teste

Para pesquisar sobre mitologia:

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Digite aqui o assunto que deseja procurar dentro do Site e aperte a tecla "Enter" ou clique no botão "Pesquisar": Copyright © 2013. Todos os direitos reservados sobre todo o conteúdo do site. É proibida a cópia, reprodução, distribuição, exibição, criação de obras derivadas e uso comercial sem a minha prévia permissão.
 OBRA         BLOG